ODS em relação à MFS

A MFS combate a pobreza extrema a qual está ligada ao acesso limitado á saúde. A MFS trabalha para garantir que as populações sem recursos tenham atendimento médico gratuito e de qualidade.

A MFS realiza campanhas de educação sanitária ensinando assim ás comunidades como prevenirem se de doenças, certos cuidados de higiene que são necessários e cuidados básicos de saúde, também trabalha na formação de profissionais locais para ajudar a fotalecer as equipas médicas da região.

A MSF está profundamente envolvida na promoção da igualdade de acesso aos cuidados de saúde, independentemente de raça, etnia, nacionalidade ou condição económica. Isto é evidente no trabalho da MSF em regiões de difícil acesso ou em zonas de guerra, onde populações marginalizadas não têm outros meios de acesso a serviços médicos.

Em diversas situações de emergência, a MSF também oferece assistência alimentar para combater a desnutrição, seja através de programas de distribuição de alimentos ou de tratamento da desnutrição severa, essencial para salvar vidas.

Os Médicos Sem Fronteiras contribuem para este objetivo oferecendo assim suporte médico e psicológico para mulheres e meninas que são vítimas de abuso e violência sexual em zonas de conflito e de crise, oferecem também kits Pós-estrupo e atua em campanhas de conscientização contra a violência de gênero.

A Médicos Sem Fronteiras (MSF) contribui para esse objetivo ao oferecer atendimento médico em zonas de conflito, denunciar violações de direitos humanos e garantir assistência neutra e imparcial para populações afetadas pela violência e injustiça.

O seu trabalho é fundamental para garantir o acesso à saúde em comunidades vulneráveis, prestando atendimento médico à população que, muitas vezes, não possui qualquer suporte do sistema de saúde local. Além disso, MSF tem um papel fundamental no combate a pandemias. A organização também luta pela democratização do acesso a medicamentos essenciais, garantindo que os tratamentos para doenças negligenciadas estejam disponíveis para quem mais precisa

Em áreas afetadas por surtos de doenças como a cólera ou quando as condições de saneamento são precárias, a MSF realiza campanhas de higiene e oferece acesso a água potável, trabalhando para evitar a propagação de doenças e melhorar as condições sanitárias.